Paris

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    Magia e Bruxaria na Mesopotâmia

    Texto traduzido do idioma russo do site

    Para distinguir entre esses fenômenos, as palavras "mágica" (com um sinal +) e "bruxaria" (com um sinal -) são usadas nos mesmos significados polares.

    Na Mesopotâmia, a magia fazia parte das crenças locais e da vida em geral. Se uma pessoa moderna com seus problemas recorrer a um psicólogo, a doenças a um médico, naqueles dias você recorreria à magia em busca de ajuda. Aliás, os padres da época atribuíam nervos a nervos e obviamente sabiam algo sobre psicossomática, porque os rituais mágicos deveriam corrigir não apenas a saúde, mas também o bem-estar geral de uma pessoa.

    As causas de todos os males na vida humana da Mesopotâmia podem ser reduzidas a vários principais:

    • destino;
    • bruxaria;
    • violação de tabu (por exemplo, pisou em unhas cortadas);
    • pecados e crimes pessoais (a ética das relações entre as pessoas aparece depois de todas).

    Se os assírios viviam a maior parte do tempo em descuido, procurando ajuda e se arrependendo apenas em casos especialmente difíceis, o rei precisava se arrepender constantemente de seus pecados, caso contrário eles poderiam afetar todo o estado.

    Era assim que o sacerdote assírio e o rei pareciam (respectivamente)

     

    A magia mesopotâmica estava intimamente associada à astrologia e ao calendário. Muitos rituais foram realizados durante o equinócio e o solstício, e também em julho-agosto, um momento especial para honrar os mortos e os rituais do exorcismo.

    O ritual contra a bruxaria, descrito em "Maklu", foi realizado uma noite no mês de Abu (julho / agosto), quando a fronteira entre os mundos era mais fina e os espíritos demoníacos corriam de um lado para o outro. Essas transições os tornaram vulneráveis ​​à magia.

    Um lugar santo não existe vazio, e no corpo de uma pessoa (e de fato em qualquer lugar), como se acreditava na Mesopotâmia, sempre existe algum tipo de espírito. Se, por algum motivo, um bom espírito deixou uma pessoa (ele próprio pecou ou foi prejudicado), um gênio do mal imediatamente veio ao seu lugar. Portanto, os sacerdotes nos rituais não apenas expulsavam os maus espíritos, mas também convidavam os bons a tomar esse lugar.

    A magia fazia parte da religião, porque os sacerdotes nos templos realizavam rituais e adoravam os deuses e curavam aqueles que foram atingidos pela corrupção da bruxaria. A bruxaria (coragem, ruhu, ushza) não pertence à magia, porque persegue objetivos destrutivos e anti-sociais.

    Na sociedade assíria, aparentemente, paixões sérias ferviam entre padres e bruxas. Os mágicos sacerdotais oficiais confrontaram feiticeiros particulares que comissionaram vários problemas e doenças mediante solicitação.

    Se os padres eram na maioria homens, a bruxaria era considerada principalmente uma arte feminina (tudo por causa da “alma de temperamento rápido e luxurioso” e menstruação). A maioria dos feitiços fala sobre sua força, que é dirigida principalmente contra bruxas, e feiticeiros aparecem neles de passagem.

    Maklou é um dos poucos exemplos da magia acadiana propriamente dita, e não emprestou fórmulas babilônicas e sumérias. O nome "Maklu"é mais frequentemente traduzido como "queima". E tudo porque feitiços foram lançados durante a queima de imagens de demônios, feiticeiros ou objetos simbólicos.

    m geral, o tópico é muito interessante, porque, penso eu, voltaremos a ele. Enquanto isso, aqui está a tradução de "Maklou" para o inglês com comentários, que estão interessados, você pode ler este link . E, é claro, vale a pena ler o trabalho fundamental “Magia Assíria”, de Charles Fosse .

     

     

     

     

     

     

     

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